Os 4 tipos de clientes que você pode ter

Como você lida com seus clientes?
14 jul 2017

Descubra como lidar com 4 tipos de clientes

Os atendentes são a porta de entrada da sua empresa. Sendo assim, precisam receber com atenção e cordialidade todos os tipos de clientes. Por mais que haja um padrão de atendimento, é preciso estar atento à personalidade do público para que as decisões sejam tomadas de forma satisfatória e para que os mesmos procedimentos sejam dirigidos a todos, mas de maneira a garantir o entendimento geral. Para que isso ocorra, é necessário saber lidar com todos os tipos de cliente.

Você acha que seus atendentes estão preparados? Relacionamos, a seguir, os 4 principais tipos de clientes para que você descubra como lidar com cada um. Confira!

Satisfeito

Esse tipo de cliente sempre entra em contato de forma amistosa, geralmente para sugerir novidades e elogiar o serviço — mas pode acontecer de surgir alguma reclamação. Mesmo durante a reclamação, ele se mantém cordial, porque sabe que será tomada uma atitude para reverter o caso e porque gosta do produto ou do serviço o suficiente para compreender que aquela situação é uma exceção.

Sendo assim, atenda-o com cordialidade, esteja atento ao que ele disser e, sempre que necessário, anote suas reclamações para que medidas sejam tomadas e o retorno seja dado. O atendimento a um cliente do tipo satisfeito é negligenciado quando o atendente não dá a mesma atenção ao caso, acreditando que já se trata de uma pessoa conquistada.

Grosseiro

Esse cliente tende a ser mais desagradável. Com um tom ríspido de conversar, geralmente questiona seus “direitos” de maneira impositiva, sem interesse aparente em negociar. Tenha bastante cautela ao atender a esse cliente.

Mantenha sempre um tom de voz firme e transmita segurança nas informações. Procure seguir todos os procedimentos e dê a mesma atenção a esse cliente que aos outros. Ele é tão importante quanto qualquer um.

Crítico

Esse cliente é aquele “reclamão”. Ele reclama de várias coisas e, por ser bem crítico, em determinados momentos age sem razão. Sente que sua opinião é a única verdadeira e necessária para o sucesso da empresa. Geralmente se comporta como porta-voz de outros frequentadores do local.

Nesse caso, é necessário ouvir com atenção e anotar todos os questionamentos desse cliente, analisar cada caso e reportar o mais rápido possível com a devida solução ou argumentação. Ele é importante, porque torna visível algumas falhas processuais que não eram observadas, além de representar um termômetro para avaliar se a sua prestação de serviços está conforme o planejado.

Bem-humorado

Esse é daquele tipo de cliente que se sente à vontade para conversar com o atendente, com os gestores e adora se aproximar, fazer piadas e tentar ser agradável. Ele sempre está com senso de humor positivo, e até para reclamar mantém seu jeito agradável.

Para atendê-lo é necessário ser simpático e interagir com esse cliente, mas sempre com foco no atendimento. Não se deixe levar pela descontração. Essa postura demonstra falta de profissionalismo e passa pouca credibilidade.

E então, você conhece outros tipos de clientes? Deixe um comentário contando como são e quais são suas táticas para atendê-los bem!

× Contato via WhatsApp (9h às 18h)