Blog Universidade Nuvem

No nosso blog você encontra conteúdo sobre educação, cursos livres e diversos temas de seu interesse.
Como gerenciar uma empresa com pouco dinheiro
17 set 2018

Como gerenciar uma empresa com pouco dinheiro

Um dos grandes desafios de micro e pequenos empreendedores é conseguir manter seu negócio em pleno funcionamento, mesmo com poucos recursos financeiros. Em muitos momentos o empreendedor se vê com dificuldades de realizar investimentos, ou até mesmo acaba decidindo por encerrar o negócio.

Existem diversas modalidade de empréstimos e financiamentos que auxiliam na manutenção das operações, mas acabam acarretando em mais dívidas que, se não forem bem controladas, podem comprometer o futuro da empresa.

Para contornar esta situação, existem algumas dicas que você, empreendedor, pode colocar em prática sem muita dificuldade, e que vão facilitar a gestão do seu negócio, aumentar a produtividade, sem a necessidade de grandes investimentos.

Como Montar e Administrar uma ImobiliáriaTenha um mentor

Tomar decisões por conta própria, sem consultar outras opiniões, é um grande risco. Pior ainda é ouvir pessoas que não criticam suas ideias, apenas concordam com tudo o que você diz, sem levar em conta as consequências.

Por isso é importante contar com o auxílio de pessoas que tenham experiência no seu ramo de atuação, e que estão dispostas a discutir com você sobre suas decisões. Tais pessoas já passaram por diversas experiências e, com certeza, tem muito a acrescentar para a gestão do seu negócio.

Mas não espere que estas pessoas sempre estejam de acordo com suas ideias. Pelo contrário, você deve contar que elas te desafiem a pensar a fundo sobre as suas ações. Isso é extremamente positivo, uma vez que pode minimizar as suas decisões erradas, que demandaram certo investimento, sem retorno no futuro.

Cuide bem dos clientes

Parece óbvio, mas muitos empreendedores pecam neste ponto. Quando se trabalha com pouco recurso financeiro, cada cliente perdido significa uma baixa considerável no orçamento. Desta forma, deve-se ter cuidado redobrado.

Além de ser essencial para manter seu faturamento, oferecer um bom atendimento e um bom serviço ao seu cliente faz com que ele se torne promotor do seu negócio, ou seja, passe a divulga-lo para sua rede de contatos espontaneamente. É publicidade gratuita, ótimo para quem tem orçamento limitado, não é mesmo?

Reinvista seu lucro

É tentador para qualquer empreendedor embolsar a parte que lhe cabe dos lucros e utilizar para fins pessoais. Porém, é preciso ter visão de futuro e entender que este lucro, se for reinvestido no próprio negócio, poderá gerar um faturamento ainda maior posteriormente.

Muitos empreendedores de sucesso iniciaram seu negócio deixando de ganhar dinheiro em prol do crescimento da empresa. Por isso, se você está trabalhando visando somente a lucratividade, corre o risco de atender ao seu cliente com um serviço de qualidade inferior.

Organize e analise dados

Para cuidar das finanças do seu empreendimento e evitar gastos desnecessários ou rombos no orçamento, é necessário ter seus dados de custos e receitas de forma organizada e de fácil acesso, para que as tomadas de decisão sejam mais precisas.

Neste sentido, contar com um sistema completo de gestão garante que você tenha acesso a registros e relatórios financeiros. Sistemas como o Nuvem GestorOficina Integrada e Imóvel Integrado oferecem tais funcionalidades, possibilitando que o empreendedor analise fluxo de caixa, contas a pagar e receber, entre outros dados. Desta forma, possíveis pontos de melhoria são observados com mais facilidade. Se quiser saber mais sobre os sistemas, clique aqui.

Invista em marketing

Empreendedores com poucos recursos financeiros muitas vezes tratam o investimento em marketing como supérfluo. Isto faz com que ele perca grandes oportunidades de aumentar sua carteira de clientes e, por consequência, seu faturamento.

Existe a ideia de que investir em marketing é “caro”. O que acontece, na verdade, é que tal investimento é feito de forma incorreta e, desta forma, não há o retorno esperado. Atualmente existem diversas forma de divulgação que demandam pouco dinheiro, principalmente quando entramos no mundo digital. Com uma boa segmentação do seu público, o retorno sobre o investimento realizado pode ser alto.

Como usar o Facebook de Maneira Profissional para alavancar seus Negócios

× Contato via WhatsApp